About Me

header ads

Andar prudentemente — saber onde se está indo!

Andar prudentemente — saber onde se está indo!

O primeiro passo para uma mudança significativa na vida é o seguinte: Devemos andar prudentemente. Paulo escreveu em Efésios 5:15 (ARA): “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios” Ou, parafraseando: “Não andar em ziguezague. Não andar à deriva. Não caminhar a esmo pela vida”. Ele diz que devemos andar com um propósito.

“Prudentemente” não é uma palavra que usamos com frequência, por isso pode ser difícil de entender o que Paulo estava dizendo. A palavra grega aqui denota um termo contábil, referindo-se à precisão e
à contagem acurada. E tudo diz respeito a termos certeza de andarmos — vivermos — com movimentos precisos e calculados.

Andar a pé é algo que todos fazemos diariamente. Há uma metáfora aqui, como em todas as Escrituras, quanto ao nosso modo de vida — como vivemos. Levando em conta essa analogia, vamos
mudar um pouco a nossa perspectiva. Você já tentou andar ou se movimentar no escuro? Não é nada fácil, certo? Há armadilhas e perigos quando você não pode ver onde está indo.

Agora pense neste mundo que vivemos hoje em termos espirituais. Este é um mundo obscuro. Paulo está nos advertindo aqui para não andarmos sem rumo neste mundo de escuridão. Temos de prestar atenção e manter o foco em que estamos fazendo!

Um pouco antes, nessa mesma seção, no versículo 8, Paulo escreve: “Outrora éreis trevas”. Antes de Deus começar a trabalhar conosco e abrir nossas mentes para a Sua verdade e Seu caminho de vida, nós caminhávamos naturalmente na escuridão. Paulo conclui o pensamento nesse versículo, dizendo-nos para andarmos “como filhos da luz” (grifo nosso).

Então, precisamos nos fazer um importante questionamento: Eu ainda estou apenas perambulando e tropeçando na escuridão? Ou estou andando sabiamente como um filho da luz?

Como andar como filhos da luz

Então, como podemos andar como filhos da luz? Fazemos isso ao ter o propósito e a direção de Deus em nossas vidas e garantindo que ambos façam parte de nossos objetivos pessoais. Quando aprendemos a “andar prudentemente,” observamos que isso tem a ver com nossos hábitos e ações cotidianas. Tudo diz respeito a como vivemos nossa vida.

Provérbios 14:15 reflete essa ideia, quando diz: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa” (NVI).

Em outras palavras, quando você estiver pronto para mudar sua vida e viver de acordo com o caminho de Deus, quando estiver pronto para se render completamente a Ele e começar a viver segundo Suas instruções e leis, como ensinado na Bíblia, então você vai começar analisar cuidadosamente para onde está indo e como e onde pisa. Até que Deus comece a trabalhar conosco, não estamos preocupados por onde ou como estamos andando. As pessoas que Deus está chamando, no entanto, devem viver e andar com propósito e precisão.

Através do profeta Jeremias, Deus nos diz que devemos ter um rumo na vida: “O homem é incapaz de traçar o rumo de sua vida; eu sei que o homem não pode planejar o seu futuro” (Jeremias 10:23, Bíblia Viva). Ele está nos dizendo que, se contarmos apenas com as nossas próprias decisões, raciocínio e lógica, ficaremos em apuros. Por isso que, muitas vezes, vemos fracassar nossos esforços sinceros para mudar — porque Deus não faz parte do plano. Se você pensa seriamente em mudar, então você precisa ter Deus como o centro e o objetivo desse processo. Você tem que crer nEle e começar a fazer o que Ele diz!

Em suma, o primeiro passo para começar a mudar nossas vidas é andar prudentemente — ou seja, viver com propósito e permitir que Deus guie nossos passos.

Redimir o tempo — usar seu tempo com sabedoria!

A seguir, o apóstolo Paulo apresenta um segundo requisito essencial para fazer grandes e importantes mudanças na vida. Ele escreve, em Efésios 5, que os cristãos precisam ter foco para estar “remindo o tempo, porque os dias são maus” (Versículo 16).

Quando olhamos para o mundo ao nosso redor, com seus problemas, dor e tragédia que vemos, torna-se muito difícil argumentar contra o que disse Paulo, que “os dias são maus”. Simplesmente, é um fato da vida que vivemos em um mundo mau. Tudo que você precisa fazer é ligar a televisão nos noticiários e ver todas as coisas terríveis que estão acontecendo.


Mas Paulo não está preocupado apenas em dizer que o mundo é mau. Ele nos aponta para algo que precisamos fazer. Precisamos entender que agora é a hora de fazer grandes mudanças na vida.

Como diz o velho ditado: “Não há tempo como o presente”. Isso é muito verdadeiro. Quando se trata de fazer grandes e importantes mudanças na vida, não devemos postergar. Não podemos nos dar ao luxo de esperar. Precisamos “remir o tempo”. Mas o que isso significa?

O Dicionário Grego de Thayer diz que a palavra grega traduzida aqui como “remir” pode significar “adquirir de novo” ou, neste contexto, “usar de maneira sábia e sagrada todas as oportunidades para fazer o bem”. Esse é um conceito incrível, não é mesmo? É incrível poder escolher sabiamente o que fazer com o nosso tempo e poder nos dedicar a um propósito sagrado.

Paulo está dizendo que temos que deixar de gastar nosso tempo com atividades inúteis para usá-lo em objetivos valiosos e duradouros. O ponto aqui é usar nosso tempo com sabedoria.

Quantas vezes você sentiu que perdeu seu tempo com atividades que realmente não valeu a pena? Então, muitas vezes, ocupamos nossa vida com atividades improdutivas e com coisas alheias as nossas prioridades. Deus diz que temos de sair dessa situação, em um sentido espiritual, e começar a usar nosso tempo com coisas melhores e mais produtivas.

Isso não quer dizer que simplesmente devemos ignorar todas as coisas normais da vida, que ocupam o nosso tempo. Vamos à escola, trabalhamos, constituímos e cuidamos de uma família, nos aposentamos, cuidamos da saúde e, eventualmente, morremos. Isso é um padrão de vida normal. Todas essas coisas são naturais, e a maioria é boa. Mas existe uma maneira de viver uma vida normal e ter certeza de remir nosso tempo?

Existe alguma maneira de aproveitar as oportunidades, entendendo que agora é a hora de mudar nossas vidas, seguindo e obedecendo fielmente a Deus? Isso é o que Paulo está dizendo em Efésios — podemos viver uma vida normal e ainda usar sabiamente o tempo que temos para honrar a Deus.


Deus está nos desafiando a agarrar todas as oportunidades. Ele nos desafia a usarmos nosso tempo para realizar grandes mudanças em nossa vida, aproveitando cada oportunidade para crescer espiritualmente. Podemos usar nosso tempo com sabedoria, como para edificar nossa família e guiar nossos filhos para que conheçam e sigam o caminho de Deus.

Quando remimos o tempo, então nos comprometemos a utilizar nosso precioso tempo com Deus, orando e estudando a Bíblia. Esse compromisso precisa ser inabalável e imutável. Muitas vezes, isso significa ter de sacrificar algumas áreas de nossa vida. Às vezes, temos que deixar atividades como assistir TV ou navegar na Internet. Essas coisas não são propriamente ruins, mas temos que colocar Deus no topo de nossa lista de prioridades.

É importantíssimo zelarmos e nos comprometermos, de verdade, em usar o nosso tempo com sabedoria para que ele seja o mais produtivo possível. Devemos refletir seriamente em uma mudança de vida, assumindo a responsabilidade por aquilo que fazemos e como gastamos o nosso tempo. Quando mudamos e alinhamos nossos valores com os de Deus, então começamos a remir nosso tempo e a dedicá-lo ao sagrado propósito de desenvolver um relacionamento íntimo com Ele. Devemos nos animar com a ideia de fazer valer a pena cada minuto de nossas vidas e aproveitar todas as oportunidades!

Recapitulando o segundo elemento essencial para uma verdadeira mudança: Remir o tempo! Abandonar as coisas que desperdiçam seu tempo e dedicar todo tempo quanto possível ao seu relacionamento com Deus. Não viva sem rumo ou propósito!

Postar um comentário

0 Comentários