About Me

header ads

O Perfil de uma Igreja Missionaria




O PERFIL DE UMA IGREJA MISSIONÁRIATexto: Atos 13: 1-5


Propósito específico: Estimular ao crente o amor por missões



O cristianismo que começou quase restrito aos judeus e se propagou até os “confins da terra” (At 1;8). O Evangelho expandiu-se e ultrapassou as barreiras étnicas.
Para traçar o perfil de uma igreja missionária são necessárias três condições.

I - DIVERSIDADE DE DONS
- (v. 1) 

Na igreja de Antioquia havia vários dons e ministérios (I Co 12:11).
Eram apóstolos, mestres, profetas. Trabalhavam em comunhão e em prol do Evangelho de Jesus Cristo. Visavam o aperfeiçoamento dos crentes e a expansão da Boa Nova (Ef 4: 11-12).

II - DEDICAÇÃO AO SERVIÇO - (v. 2; Mt 20:28)

Como de costume a igreja se reunia semanalmente para orar e estudar a Palavra de Deus.
A liderança servia ao Senhor.
 - Serviço vertical: louvor e adoração a Deus;
 - Serviço horizontal: oração e ministrar os ensinos de Jesus.
Não se sabe quantos jejuavam. Se os cinco ou toda a igreja. A dedicação ao serviço era integral. A liderança e a membresia (At 2:46).
O importante é que Deus falou que Saulo e Barnabé deviam ser separados para uma obra especial.
A obra que Deus tinha para eles era a propagação do Evangelho entre os gentios. Obra que o apóstolo Paulo executou com extrema eficácia e submissão às orientações do Espírito Santo de Deus.



III - SENSIBILIDADE DE OUVIR A VOZ DE DEUS - (v. 2b)


Na igreja de Antioquia havia mestres e profetas. Uma liderança, provavelmente muito forte e capacitada. Porém esta não é a condição básica para que haja êxito na realização na realização da obra. Se houver mestres, muito bom.
O essencial é a comunhão com o Espírito Santo. Ai está o motivo do sucesso. A comunhão com o Senhor faz com que conheçamos a Sua vontade.

Os discípulos “ouviram” a voz do Senhor.

Os discípulos “entenderam” o Espírito Santo.

A convicção de Paulo e Barnabé foi instrumento importante na expansão da obra missionária. Estavam convictos que Jesus morreu e foi ressuscitado e que havia de voltar. Essa era a sua pregação. Os discípulos “obedeceram” a Deus. Paulo e Barnabé foram comissionados por Deus e enviados pela igreja. Foram a campo. Enfrentaram desafios, oposições, não ficaram abalados por nada.
O Evangelho se expandiu e a Palavra de Deus era anunciada em  todo o lugar.



CONCLUSÃO

Os missionários são orientados pelo Espírito Santo. O trabalho se realiza no poder da Palavra. Os resultados surgem com naturalidade.

A Igreja de Jerusalém desprezou sua vocação missionária e se fechou dentro de si. Já a Igreja de Antioquia, vivenciava a cada dia a missão anunciando o evangelho, enviando missionários e aceitando desafios como oportunidades de fazer a vontade de Deus.

Com esta mensagem aprendemos a diferença entre ser uma igreja de eventos e uma Igreja Missionária. 

O que é mais fácil? Certamente ser de uma igreja de eventos onde nossas vontades serão satisfeitas.
Para ser uma Igreja Missionária é preciso sair da zona de conforto e incomodar o povo para cumprir sua vocação missionária. Isso não é fácil.


Postar um comentário

0 Comentários