Que é Santificação?
R. É o processo que se inicia no momento em que o pecador nasce de novo, buscando aperfeiçoar-se até atingir a plenitude da vida em comunhão com Deus. A santificação do crente tem três aspectos: 1. Quando o Espírito Santo regenera uma pessoa, ela crê em Cristo e todos os seus pecados são perdoados. Não é considerada culpada de pecado algum. Isto é a santificação definitiva (2 Co.5:17; Rm.8:1; Ef.1:4; Hb.10:10). 2. A partir da regeneração, o crente começa a crescer espiritualmente, este crescimento continua a vida toda: É a santificação progressiva (Ef. 2:10; Fl.3:12-14). 3. Na hora da morte, o crente é aperfeiçoado em santidade, a fim de comparecer diante de Deus (Hb.12:14; Ec.12:7; Lc.16:22; Ap.7:9-17). É a santificação final.
Que é glorificação?
R. É o aperfeiçoamento da nossa alma, a transformação do nosso corpo e a completa vitória sobre o pecado, que nos fará semelhantes a Cristo (Fl.1:6; 3:20-21; 1 Jo.3:2). A glorificação começa nesta vida, mas só alcançará sua plenitude na ressurreição do corpo.
37. O crente pode ter certeza de sua salvação?
R. A palavra de Deus nos garante que todo aquele que crê em Cristo, como Senhor e Salvador, tem a vida eterna (Jo.3:16, 36). Logo, o crente pode e deve ter a certeza de que está salvo e de que viverá com Deus na eternidade(I Jo.5:13).
O verdadeiro crente pode cair do estado de graça e perder a salvação?
R.. Não, o verdadeiro crente não perde a salvação, porque ela depende da fidelidade de Deus, que o escolheu. O poder de Deus é a garantia de que Ele cumprirá o Seu propósito (Ef.1:11; 1 Jo.4:4; Jo.10:29). A morte expiatória, a ressurreição e a intercessão de Cristo garantem a salvação do crente (Rm.8:34). E o Espírito Santo é o selo e o penhor da nossa salvação (Ef.1:13-14), ou seja, o Espírito Santo também garante a eterna salvação do crente.
Qual é o lugar das boas obras na vida do crente?
R. Todo crente deve praticar boas obras como testemunho de sua fé, para a glória de Deus (Tg.2:18-22; Mt.5:16). Todo crente deve praticar as boas obras que Deus “de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:10). No entanto, devemos estar plenamente conscientes de que somos salvos pela graça, mediante a fé, e não pelas obras, “para que ninguém se glorie” (Ef.2:8-9). As boas obras são a conseqüência e não a causa da nossa salvação.
O crente deve guardar a Lei?
R. Na Bíblia, encontramos três tipos de lei: 1. Lei Cerimonial – ordenanças que tinham como finalidade orientar, disciplinar e dirigir a vida religiosa do povo de Israel, servindo-lhe de instrumento de comunhão com Deus e de preparação para vinda do Salvador; 2. Lei Civil – que disciplinava a vida do cidadão perante o Estado; 3. Lei Moral – que revela a natureza e a vontade de Deus, bem como o dever de cada ser humano para com o Senhor. A Lei Cerimonial e a Lei Civil, do Antigo Testamento,
foram todas abrogadas pelo Novo Testamento. Mas a Lei Moral, que se encontra resumida nos dois mandamentos citados por Cristo (Mt.19:16-22; 22:34-40), deve ser ainda obedecida por todos os homens, especialmente por todos os crentes.
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