Atuação de Deus Significado do Nome
Algumas derivações desse nome também servem para nos apontar vários tipos de atuação de Deus para com a criação e para com seu povo:
a) Yahweh Jireh – Significa “o SENHOR proverá” (Gn 22.14).
b) Yahweh Nissi – Significa “o SENHOR é minha bandeira” (Ex 17.15);
c) Yahweh Shalom – Significa “o SENHOR é paz” (Jz 6.24);
d) Yahweh Sabbaoth – Significa “o SENHOR dos exércitos” (1 Sm 1.3);
e) Yahweh Maccadeshkem – Significa “o SENHOR que vos santifica” (Ex 31.13);
f) Yahweh Raah – Significa “o SENHOR é meu pastor” (Sl 23.1);
g) Yahweh Tsidkenu – Significa “SENHOR, justiça nossa” (Jr 23.6);
h) Yahweh Shammah – Significa “o SENHOR está ali” (Ez 48.35);
i) Yahweh Elohim Israel – Significa “o SENHOR, Deus de Israel” (Jz 5.3; Is 17.6).
C) ADONAI
Adonai, assim como Elohim, é um plural de majestade. Aparece na nossa Bíblia como “Senhor” (em letras normais) e significa senhor, mestre, proprietário (vejam esses sentidos sendo aplicados genericamente, não em relação a Deus, em Gn 19.2; 40.1; 1Sm 1.15).
Traz a ideia de que Deus tem autoridade absoluta sobre o homem. Josué reconheceu a autoridade do príncipe do exército do Senhor (Js 5.14) e Isaías submeteu-se à autoridade do Senhor, seu mestre (Is 6.8-11).
O termo equivalente no NT é kyrios (Senhor).
D) DEUS (THEOS)
Theos é a mais frequente designação para Deus no NT. É usado para se referir a Deus, mas há também textos em que theos aponta para deuses pagãos (At 12.22, 1Co 8.5), para o diabo (2Co 4.4) e para a sensualidade (Fp 3.19). O mais importante é que Jesus é chamado de theos (Rm 9.5; Jo 1.1,18, 20.28, Tt 2.13). Algumas implicações são:
a) Ele é o único Deus verdadeiro (Mt 23.9; Rm 3.30; 1Tm 2.5); b) Ele é inigualável (1Tm 1.17; Mt 6.24); c) Ele é transcendente (At 17.24; Hb 3.4; Ap 10.6); d) Ele é o Salvador (1Tm 1.1; 2.3; 4.10).
E) SENHOR (KYRIOS)
Das 717 vezes em que kyrios aparece no NT, 210 vezes aparece nos escritos de Lucas e 275 nos de Paulo (67,7%). Kyrios enfatiza autoridade e supremacia. Pode significar:
a) Senhor (Jo 4.11); b) Dono (Lc 19.33); c) Mestre (Cl 3.22); d) Ídolos (1Co 8.5); e) Maridos (1Pe 3.6).
Quando aplicado a Deus, expressa especialmente sua condição de criador, seu poder e domínio justo sobre o universo.
Jesus foi chamado de kyrios no sentido de “rabi” ou “Senhor” (Mt 8.6). Quando Tomé o chamou de “Senhor meu e Deus meu”, atribuiu a ele divindade absoluta (Jo 20.28). A ordem de Rm 10.9 significa reconhecer Jesus com a natureza e os atributos que pertencem somente a Deus. Assim, a essência do cristianismo é reconhecer que Jesus é o yahweh do AT.
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