Através do batismo o Espírito Santo
Em outro exemplo retirado das Escrituras,
João Batista referiu-se a Jesus Cristo como o noivo da igreja (João 3.29).
Através do batismo o Espírito Santo liga a pessoa batizada a Jesus Cristo. Com
isso, Jesus está pessoalmente em uma comunicação poderosa para a vida toda com
sua noiva (Efésios 5.32; l Pedro 3.21; Apocalipse 21.2). O apóstolo inspirado
de Deus, Paulo, nos informa que Cristo fez a sua noiva digna de sua presença
porque ele a purificou “por meio da lavagem de água pela palavra” (Efésios
5.26; Hebreus 10.22).
Através do batismo, Deus continua a
acrescentar membros à sua família, assim como a circuncisão uma vez fazia
(Colossenses 2.11-12).
O batismo é o meio através do qual o Espírito realiza o
novo nascimento (João 3.5), é o lavar que regenera (Tito 3.5). Por esse motivo
o batismo na igreja primitiva era freqüentemente mencionado como o “ventre” da igreja,
no qual seus filhos são gerados. São Cirilo de Jerusalém chamou as águas do
batismo “vossa cova (morrer para o poder do pecado) e vossa mãe”. Nas águas do
batismo, a família de Cristo em todo o mundo é aumentada e unificada. Como
Paulo afirma, “todos nós fomos batizados em um corpo” (l Coríntios 12.13).
Assim, o batismo é uma parte integral da evangelização da igreja. Por esse
motivo o Jesus ressurreto fez a sua Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo” (Mateus 28.19).
De acordo com o Novo Testamento, nenhuma dessas duas atividades deve ser omitida (Atos 10.44; Mateus 28.19-20). Sempre que adultos são batizados, seus batismos confirmam visível e objetivamente que seu novo status como filhos espiritualmente adotivos de Deus veio somente através de uma atividade divina. O batismo é o cimento que segura mais um tijolo na fundação da igreja de todos os tempos e lugares (1 Coríntios 12.13).
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